seguidores
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Portaria proíbe pesca do Pirarucu por cinco anos
Portaria proíbe pesca do Pirarucu por cinco anos
A Portaria estabelece a proibição da pesca comercial das demais espécies de peixes com utilização de espinhel; rede de espera com malhas de qualquer tamanho; espingarda de mergulho; farol luminoso com bateria; explosivos ou substâncias que em contato com a água produzam efeitos semelhantes; armadilhas do tipo tapagem com função de bloqueio como: curral, cacuri, cercado ou qualquer aparelho fixo com esta função e tarrafas com malha inferior a 4 cm (0,40mm) entre ângulos opostos.
Considera-se pesca comercial a que tem por principal finalidade realizar atos de comércio na forma da legislação em vigor. A medida deve-se à crescente pesca predatória praticada contra a espécie Pirarucu e outros peixes em comunidades do município de Amapá. Na Portaria, assinada pelo secretário da SEMA, Paulo Figueira, outra justificativa usada é que a forma como os peixes vem sendo capturados causa notável diminuição de estoque natural com danos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade.
A decisão de expedir a Portaria tem também como base denúncias de pesca predatória feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Amapá (STRR/Amapá) e dos moradores da Região dos Lagos. A Portaria permite a pesca artesanal de outras espécies, exceto o Pirarucu, nas áreas de abrangência de que trata a Portaria, em quantidade não superior a 10 kg por família, para fins de subsistência. Ela permite somente no período de 1º de janeiro a 31 de agosto o uso de malhadeiras de 35 mm e 50 mm, obedecendo à quantidade fixada no artigo anterior. A Portaria permite ainda, para cada família, moradores locais, o transporte de até 10 kg de pescado – exceto o Pirarucu – para sustento de seus familiares, residentes fora das comunidades referidas na Portaria.
Aos infratores da presente Portaria serão aplicadas as penalidades previstas na Lei Complementar Estadual nº 005/94 e Decreto Estadual nº 3009/98, sem prejuízo à legislação federal aplicável à espécie.
www.amapa.gov.br
cascudo
| Nome da Raça | Cascudo |
| Países onde a raça é recorrente : | México Peru Chile Brasil Argentina |
| Descrição da Raça | |
| Peixe de cor de fundo que varia do branco ao marrom, com manchas mais escuras. Este peixe tem habitos mais noturnos do que diurnos, é muito territorialista com os de sua própria espécie. Tem uma orientação alimentar onívora, e recomenda-se alimentá-lo com Bottom Fish , Tetra Tropical Granules ,Crisps ,vegetais e larvas de insetos. | |
piadas de pescador
No hospício, o doido, sentado num banquinho, segura uma vara de pescar mergulhada num balde de água. O médico passa e pegunta:
— O que você está pescando?
— Otários, doutor.
— Já pegou algum?
— O senhor é o quinto!
— O que você está pescando?
— Otários, doutor.
— Já pegou algum?
— O senhor é o quinto!
piada de pescador
O pescador contando aos amigos:
-Um dia eu estava pescando e fiquei sem isca. Ví uma cobra verde com uma rã na boca e não tive dúvidas. Pequei a rã, cortei-a em pedaços e fiz várias iscas. Fiquei com pena da cobra e, para compensá-la, despejei um pouco de cachaça na sua boca.
-Meia hora depois sinto alguma coisa bater no meu pé. Era a cobra com mais duas rãs!!!
-Um dia eu estava pescando e fiquei sem isca. Ví uma cobra verde com uma rã na boca e não tive dúvidas. Pequei a rã, cortei-a em pedaços e fiz várias iscas. Fiquei com pena da cobra e, para compensá-la, despejei um pouco de cachaça na sua boca.
-Meia hora depois sinto alguma coisa bater no meu pé. Era a cobra com mais duas rãs!!!
piada de pescador
A portuguesinha de 10 anos vai pescar com o pai e volta com o rosto todo inchado.
A mãe, assustada, pergunta:
- Minha filha, que houve?
- Foi um marimbondo, mamãe…
- Ele te picou?
- Não deu tempo, o papai matou ele com o remo na minha cara
A mãe, assustada, pergunta:
- Minha filha, que houve?
- Foi um marimbondo, mamãe…
- Ele te picou?
- Não deu tempo, o papai matou ele com o remo na minha cara
terça-feira, 3 de julho de 2012
PACU NA CHURRASQUEIRA
Ingredientes:
- 1 pacu de aproximadamente 5kg
- Sal grosso
- vinagre ou limão (para lavar o peixe)
Para o vinagrete:
- De 6 a 8 tomates em cubinhos
- 1 vidro de azeitona sem caroço, picada (grande)
- 1 vidro de palmito picado (grande)
- 1 lata de milho verde
- 2 cebolas em cubinhos
- 2 copos de requeijão (por parte de peixe)
Vocês vão precisar também de um rolo grande de papel alumínio!
Modo de preparo do peixe:

Limpe o peixe corte como na foto, abrindo da boca para o rabo, depois de lavar o peixe com bastante água, você deve passar bastante suco de limão ou vinagre no peixe, deixe escorrer bem. Faça uma base resistente de papel alumínio para colocar o peixe e leva para assar com sal grosso, não precisa de muito sal não, cuidado para não salgar!

O peixe estará assado quando estiver soltando os espinhos, esse demorou mais ou menos uma hora e meia. (Não a necessidade de tampar a churrasqueira)

Essa é parte, mais trabalhosa do peixe, tirar da churrasqueira para a varredura, nessa hora você tem que tirar todos os espinhos do peixe. vamos ao vinagrete!
Modo de preparo do vinagrete:
Misture todos os ingredientes, exceto o requeijão, em um recipiente e pronto! Não precisa de colocar sal nem nada! Super fácil assim mesmo!

Distribua 1 copo de requeijão em cima do peixe (que agora está todo em migalhas), acrescente o vinagrete (bastante) e coloque o outro copo de requeijão por cima do vinagrete, leve de volta a churrasqueira para que o peixe tome o gosto do vinagrete e do requeijão.

No final ele fica assim, o couro do peixe fica bem durinho formando uma base para o peixe, como uma forma, na hora de se servir você colocar a colher bem rente ao couro, para pegar tanto peixe quanto vinagrete.
Está ai uma receita boa para se fazer num final de semana!
segunda-feira, 2 de julho de 2012
piada de pescador
Pescador Mentiroso
— Seu Zé, acorda, tem peixe na linha!
O velho pescador puxou a isca com o tatu fisgado, sem demonstrar a menor surpresa.
Então os garotos disseram:
— Tá vendo só, Seu Zé? Depois o pessoal diz que o senhor é mentiroso. Nós somos testemunhas de que o senhor pescou um tatu!
O mentiroso não pensou duas vezes e respondeu:
— Isso não é nada. Esse aí já é o quinto, só hoje!
MASSA DE PESCA PARA PIAPARAS
- Em uma vasilha coloque: ½ KG DE FARINHA de trigo; 1 copo de fubá; 100g de queijo ralado; 3 colheres(sopa) de açúcar Misture tudo e adicione água até dar liga(até não grudar nas mãos). Faça pequenas bolinhas (ervilhas);
- Ferva um litro de água, acrescente um cubo de caldo de galinha e cozinhe as bolinhas até que elas bóiem;
- Retire, deixe esfriar e polvilhe com farinha de milho para não grudarem.
- Dica: Geralmente pega a isca com suavidade na boca antes de correr. Se o pescador se precipitar, vai perdê-la.
Amigo Pescador,
com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Lei n° 11.958, de 26 junho de 2009, a emissão da Licença de Pesca Amadora passou a ser competência do novo ministério. Assim, para mais informações sobre essa licença, favor entrar em contato com:
Ministério da Pesca e Aquicultura
Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura - DRPACoordenação Geral de Registro e Licenças da Pesca Amadora - CGRPA
Setor Bancário Sul - Lote 10 Bloco J Quadra 2
Ed. Carlton Tower - 6º andar
Brasília/DF
CEP: 70070-120
Telefones: (61) 2023-3238
Com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, a Licença de Pesca Amadora não está mais disponível no site do IBAMA desde o dia *01 de julho de 2010.* As licenças emitidas pelo IBAMA até essa data valem em todo Território Nacional, sendo o boleto pago, válido como licença provisória por 30 dias até a impressão da licença definitiva que deverá ser solicitada junto ao MPA.
domingo, 1 de julho de 2012
Provérbio do Pé de Jatobá
Lá de trás daquele morro
Tem um pé de Jatobá
Pescaria é igual Mulher
Cevando dá !!!!
Tem um pé de Jatobá
Pescaria é igual Mulher
Cevando dá !!!!
Assinar:
Comentários (Atom)






























